quinta-feira, 21 de julho de 2011

Apresentação

Os tempos modernos nos permitiram encontrar a verdadeira história humana através de ferramentas inimigináveis há meros de 50 anos. E não poderia deixar de estar presente nessa epopéia a procura pelo surgimento da Bíblia Sagrada, o maior livro para os cristãos, e qual foi o caminho por ela percorrido para que chegasse em nossas mãos, assim como ela se apresenta hoje em dia.

Todos sabemos que a Bíblia Sagrada é na verdade, um agrupamento de livros sagrados para os judeus e, posteriormente, para os cristãos. Da Bíblia existem dois tipos de agrupamentos de livros que compõem o produto final: 73 livros para a Bíblia dos cristãos católicos e ortodoxos (a partir de agora católicos) e 66 livros para a Bíblia dos cristãos das denominações protestantes e paraprotestantes (a partir de agora protestantes). A doutrina Espírita se utiliza apenas dos quatro evangelhos canônicos pertencentes a Bíblia.

A Bíblia se divide em duas partes distintas, o Antigo Testamento com 46 livros para os católicos e 39 livros para os protestantes, e o Novo Testamento com 27 livros para ambos. Os livros presentes nas Bíblias católicas e que não existem nas Bíblias protestantes, são chamados de deuterocanônicos, ou apócrifos pelos protestantes.

Durante o desenvolvimento deste estudo, veremos como foi, e o por quê, dos escritos sagrados presentes na Bíblia cristã.

O grupo que se propôs a iniciar este projeto, é composto de historiadores, teólogos, eruditos em hebraico e grego, antropólogos e outros profissionais de diversas áreas que se dedicam ao estudo da origem da Bíblia desde os seus primórdios e de como ela chegou as nossas mãos. Serão usados os mais antigos manuscritos bíblicos e históricos, as diversas enciclopédias disponíveis, os estudos e pesquisas históricas, arqueológicas, antropológicas e paleográficas. O grupo recorrerá, também, a estudos independentes (desde que sejam idôneos cientificamente) que entende, enriquecerá o produto final deste trabalho. Sempre que houver citações, elas virão acompanhadas de suas respectivas fontes. As referências estarão disponíveis ao final de cada postagem, salvo quando a postagem requerer mais de uma página, estando então, disponível na última página. As postagens que contiverem mais de uma página, terão o indicativo "continua..." em seu final.

Esperamos que esse trabalho agrade a todos que queiram conhecer A História da Bíblia Sagrada e qual o caminho percorrido para chegar até os nossos dias.

Os Autores

Um comentário:

  1. Voces irão mostrar a história desde o tempo de Moisés, o primeiro escritor bíblico?

    ResponderExcluir